terça-feira, 24 de junho de 2014

CONTAÇÕES ABRIL DE 2014

Apresentação para grupo de farmacêuticos da Federação Nacional de Farmacêuticos, na Estalagem das Minas Gerais (SESC Ouro Preto) em 03 de abril de 2014.








Apresentação para gerentes do banco Itaú, no restaurante O Passo, em 05 de junho de 2014.

.

Apresentação para alunos do colégio Bárbara Heliodora, em passeio pela cidade de Ouro Preto- 03 de maio de 2014.




HISTÓRIAS DE OURO PRETO

        Ouro Preto é cidade nascida do ouro, da riqueza. Mas onde há muita riqueza há também opressão, escravidão, miséria. Logo há revolta. Traidores e heróis. Cidade capital da Capitania de Minas e da Província de Minas, sede do governo com seu palácio, sua Tropa de Dragões de Cavalaria, sua Casa de Fundição. Também o grande poder da Igreja Católica ligado ao poder político com grande influência sobre as mentes e a vida da população. Uma sociedade formada por homens vindos dos 4 cantos do Brasil colônia e da metrópole portuguesa e de africanos trazidos para o trabalho nas minas. Riqueza, arte, superstição, religiosidade. As irmandades laicas foram o grande refúgio da população e se organizou com base na riqueza e na raça: Carmo e São Francisco de Assis, irmandades dos brancos ricos; São José dos pardos; Rosário dos pretos. Assim todos pertenciam a uma organização onde tinham apoio nos momentos difíceis, posição e função na sociedade. As mulheres portuguesas vieram depois quando já havia uma organização básica. Antes disto os homens tinham mulheres nativas ou africanas que mantinham mesmo depois de casados com as portuguesas recém-chegadas. Desta forma se formou uma sociedade mestiça, religiosa, pacata e revolucionária ao mesmo tempo.
Histórias reais ou imaginárias, vividas ou sonhadas, cotidianas ou sobrenaturais nasceram nesta sociedade ímpar e eu me proponho a ser porta voz dos protagonistas destas histórias que não querem ser esquecidos porque fazem parte da memória da cidade.




Nenhum comentário: