quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aconteceu em Ouro Preto o I Encontro de ceramistas - Ouro Preto recebe Cusco. Uma residência artística na cerâmica que trouxe  4 ceramistas peruanos, 2 de Cusco e 2 de Pisac, alem de uma espanhola que fazia aulas de cerâmica no Peru. Foi maravilhoso recebê-los e trabalhar com eles numa troca muito rica dos fazeres nesta arte tão extraordinária. No final, meu amigo Gustavo Romero ainda deu as dicas e ajudou a construir um forno de alta temperatura de sua criação e que me deu grande alegria e vontade de trabalhar muito. No mês de setembro será a vez de nós - as ceramistas ouro-pretanas - irmos a Cusco e Pisac para trabalharmos com os ceramistas de lá e conhecer os segredos de tempos incaicos.
Posto aqui as fotos do evento que foi partilhado por mim, Neide Nativa, Regiane Espirito Santo, Jacinta Franco e Ana Cristina Ferreira de Ouro Preto e Gustavo Romero, Vicente Rayo Quispe, José Carlos Quispe, Julio Gutierrez Samanez e Natividad. Foi um tempo de atividades intensas com uma bela exposição as cerâmicas dos 10 participantes na Casa dos Contos ( quando expus o meu Fundo de Mar, emoção trazida de minha viagem ao Caribe-Cuba no ano passado), da mostra que seguiu para Velas Ouro Preto depois da finalização da exposição, de trabalhos no atelier de Regiane com queima de raku aberta ao público ( maravilhosa!), de confraternizações em minha casa, no O Passo, no Café e Cia, no Gela Quela, no Barraco e Barroco lendo poemas de Julio e Natividad, viajando de trem para Mariana, visitando pontos turísticos da cidade, sendo recebidos no atelier de Regina Cunha em Passagem de Mariana, bebendo a chicha preparada pelo papacho Vicente, comendo ceviche preparado por Gustavo no dia do meu aniversário... São muitas emoções. Minha gratidão às amigas Berenice Otero e Selma Lopes que gentilmente hospedaram juntamente comigo, os visitantes peruanos. E, como se não bastasse, eles se foram deixando para mim e para Neide, um maravilhoso forno de queima em alta temperatura. Agora, lá vamos nós para o Peru. Eu vou rever aquela bela terra depois de 37 anos. Aguenta coração!


































Só tomando muito sol matinal para estar com meu sistema imunológico bem forte.

Nenhum comentário: